Responsável: Samuel Vidigal
Data: Qua. 19 de Fev - 2025
Para um plano de contas voltado para agricultura com foco em soja e milho que seja abrangente e útil para a gestão estratégica, adicionaremos mais pontos e categorias importantes levando em consideração a última estruturação do plano de contas do Pro Fazendas e também as necessidades de gestão encontradas no agronegócio, não só nacional, porém internacional também. O intuito deste documento é trazer uma clareza ímpar para a gestão estratégica de uma propriedade rural, onde o nosso foco está em levar resultados para o produtor e estruturar a gestão de forma estratégica. Isso permitirá uma análise detalhada e facilitada para a tomada de decisões.
Sabemos que um plano de contas pode trazer um nível de dificuldade inicial, energia e dedicação, porém os resultados de um plano de contas bem elaborado para uma fazenda facilitam imensamente a gestão, análise e classificação de despesas e, principalmente, correções de trajetórias do negócio com o passar do tempo.
Analisando de forma estratégica cada despesa e recebimento da fazenda, com o intuito de diminuir drasticamente o custo de produção de forma responsável e sem impactar o volume e qualidade da produção.
O plano de contas também te permite gerenciar com sabedoria e profissionalismo os recebimentos da fazenda, trazendo uma clareza e precisão sobre essas classificações de receita da fazenda.
1- [CATEGORIA CONTÁBIL]: A primeira classificação será a de categoria contábil, onde ela será prefixada apresentando 4 definições.
2- [CATEGORIA]: A segunda será a categoria, onde iniciamos a classificação de recebimentos e despesas da fazenda. Todas as categorias poderão ser incluídas e editadas pelo usuário, personalizando assim o plano de contas da propriedade rural e organizando todas as subcategorias da fazenda.
3- [SUBCATEGORIA]: Na terceira classificação abordamos as subcategorias, onde o usuário descreve com precisão quais são as despesas ou recebimentos com mais detalhes é são vinculadas às categorias criadas previamente, isso permite que elevar o plano de contas para um nível de detalhes maior é necessário para o usuário.
As subcategorias devem ser uma categorização atrelada a categoria, que por sua vez é atrelada a categoria contábil, com possibilidade do usuário anexar informações de categorização do seu fluxo de caixa sobre o que sai e entra de capital na propriedade.
4- [FIXO, VARIÁVEL OU PESSOAL]: No ponto quarto classificaremos as despesas e recebimentos com duas opções predefinidas e disponíveis para o usuário, (FIXO ou VARIÁVEL), fixo simbolizando uma despesa ou recebimento atrelada à produção principal da fazenda e variável atrelado a despesas ou recebimentos não ligados diretamente com a produção principal.
Para os produtores que usam o Pro Fazendas para fazer a gestão dos seus recursos pessoais junto com os recursos da fazenda, não classificamos como fixa ou variável mais sim como [Pessoal], porém o uso deve ser responsavel e unicamente para esses casos esporádicos descritos acima.
5- [DESCRIÇÃO]: Este campo deve ser utilizado para adicionar comentários complementares sobre cada custo ou resultado cadastrado, permitindo especificações adicionais como justificativas, detalhes de uso, previsões futuras, e outras informações relevantes para a gestão estratégica e organização.
6- [PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO]: Inclua um módulo de planejamento orçamentário para prever despesas e receitas, permitindo comparações entre orçado e realizado de acordo com as movimentações de fluxo de caixa.
1.( ADICIONAR E VINCULAR OS PATRIMÔNIOS JÁ ADQUIRIDOS DA FAZENDA, AO EFETUAR O CADASTRO DE PATRIMÔNIOS DEVE-SE CRIAR AUTOMATICAMENTE ESSAS CATEGORIAS)
Foque na gestão de pessoas para garantir uma equipe motivada e produtiva:
Exemplo:
[CATEGORIA CONTÁBIL: DESPESA] - [CATEGORIA: DESPESA DIRETA]
[SUBCATEGORIA: Transporte]
“Acompanhe a descrição fixas e variáveis que estão presentes dentro da subcategoria transporte"
[CATEGORIA CONTÁBIL: DESPESA] - [CATEGORIA: DESPESA INDIRETA]... [SUBCATEGORIA: Manutenção da Propriedade]
[CATEGORIA CONTÁBIL: DESPESA] - [CATEGORIA: DESPESA INDIRETA]
[SUBCATEGORIA: Despesas Administrativas]
[CATEGORIA CONTÁBIL: DESPESA] - [CATEGORIA: DESPESA INDIRETA]
[SUBCATEGORIA: Despesas da propriedade]
[CATEGORIA CONTÁBIL: DESPESA] - [CATEGORIA: DESPESA INDIRETA]
[SUBCATEGORIA: Despesas Pessoais]
[CATEGORIA CONTÁBIL: Patrimônio e Investimentos] - [CATEGORIA: Investimento]
[SUBCATEGORIA: Investimentos]
Patrimônio e Investimentos
[CATEGORIA CONTÁBIL: RECEITAS] - [CATEGORIA: RECEITAS]
[SUBCATEGORIA: RECEITAS]
Este campo deve ser utilizado para adicionar comentários complementares sobre cada custo ou resultado cadastrado, permitindo especificações adicionais como justificativas, detalhes de uso, previsões futuras, e outras informações relevantes para a gestão estratégica.
Responsável: Samuel Vidigal
Data: Qua. 19 de Fev - 2025